whatsapp
Reserve agora!
Conheça o Morro do Careca

Conheça o Morro do Careca

Um dos cartões-postais da cidade de Natal no Rio Grande do Norte é o Morro do Careca, localizado na Praia e no bairro de Ponte Negra.

É um local de visitação obrigatório para qualquer turista que está visitando Natal. Quer saber mais sobre o morro do Careca? Continue lendo este post.

Por que se chama Morro do Careca?

O Morro do Careca trata-se de uma duna de 107 metros de altura, onde existem dois lotes de vegetação e uma grande faixa de areia. Quando visto de longe, cria uma ilusão de ótica de uma careca de uma pessoa.

É aberto para visitação?

Antigamente, o morro era aberto para visitação, sendo um local onde os turistas e moradores locais realizam “skibunda” e tinham uma vista de perder o fôlego, principalmente no pôr do sol.

Mas como a areia movia de local com o acesso dos turistas e a prática da atividade, o morro estava diminuindo e ainda prejudicando a mata nativa. Com isso, a fim de que a mata de restinga seja preservada, é proibido de visitação.

É permitido que os turistas apenas observem de longe e conheçam os atrativos próximos.

Monumento Ambiental

Quando foi fechado para visitação, o Morro do Careca foi enquadrada na categoria de Zona de Proteção Ambiental, e, por conta disso era permitida a visitação de apenas alguns órgãos públicos.

Mas recentemente, em 2011, houve uma mudança na categoria do Morro do Careca para Monumento Ambiental.

Com isso, a expectativa é que em breve ele poderá ser visitado novamente, tendo sempre a noção de preservação ambiental.

Há a previsão inclusive da construção de um bondinho, ligando o Morro à praia Ponta Negra, mas até agora, este plano ainda não saiu do papel.

Praia das Tartarugas

Localizada atrás do Morro do Careca, a praia das tartarugas é um dos passeios próximos que os turistas podem realizar.

É ideal para aqueles que desejam curtir a região e que gostam de uma praia mais isolada. É perfeita também para a prática de surfe. Porém, por ter esta característica de praia deserta, não há no local muita estrutura para turista.

Além disso, é possível encontrar golfinhos e tartarugas, sendo estes animais uma atração à parte.

Praia Ponta Negra

Mais popular que a praia das tartarugas, a praia de Ponta Negra conta com uma grande estrutura de hotéis e pousadas, bem como restaurantes e quiosques.

Sendo um excelente ponto de visitação, tanto para admirar o Morro do Careca, como também para curtir um dia de praia e realizar atividades aquáticas.

Atividades aquáticas na praia de Ponta Negra

De águas tranquilas, perfeita para crianças, a praia de Ponta Negra é conhecida também pela prática de esportes aquáticos, como stand-up paddle, kitesurf, surf e windsurf.

Passeio de jangalancha em torno do Morro do Careca

Outra forma de admirar o Morro do Careca e chegar próximo ao local é realizar o passeio de jangalancha.

Além de possibilitar uma vista privilegiada ao turista, ainda permite que o mesmo encontre com golfinhos e tartarugas. O passeio sai da praia de Ponta Negra até a praia das Tartarugas.

Neste passeio, é possível visualizar a base Barreira do Inferno, sendo a primeira base de lançamento de foguetes e pesquisas aeroespaciais da América do Sul.